quarta-feira, 5 de agosto de 2009

PROJETOS: SELF SERVICE

No ano passado, implementamos o projeto de Self Service no horário de alimentação das crianças. Cada uma das turmas faz duas refeições: lanche e almoço. Nas duas refeições as crianças se servem, estimulando sua autonomia, mas sempre com orientação dos educadores para que as escolhas possam ser feitas com base numa alimentação saudável. A implementação do projeto foi gradativa. Primeiro fizemos mudança no mobiliário do refeitório (trocamos todas as mesas e cadeiras) e nos utensílios para a refeição (pratos, canecas e cumbucas de vidro duralex; garfos, facas e colheres de inox). As professoras trabalharam com as crianças em sala de aula, ensinando a utilizar estes talheres, bem como desenvolveram atividades com o cardápio das refeições. Colocamos travessas, num balcão, para que as crianças pudessem se servir dos alimentos quentes e, nas mesas, foram colocadas as saladeiras. Também colocamos, nas mesas, toalhas, porta-guardanapos e porta-talheres. Tudo foi pensado e planejado para que a criança pudesse assumir uma postura autônoma durante o momento da refeição. A questão da socialização também esteve presente neste planejamento e na ação educativa, pois turmas diferentes têm oportunidade de dividir o mesmo espaço por um curto período de tempo. Este ano estamos introduzindo música no horário da alimentação para que o ambiente seja mais acolhedor e propício a um aprendizado mais saudável e agradável.

ANTES:









DEPOIS:







gifs e imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário