quinta-feira, 20 de agosto de 2009

MEIO AMBIENTE E SUA PRESERVAÇÃO

Na última postagem falamos que as crianças, durante a higiene, são também orientadas sobre a importância do não disperdício dos recursos naturais.
O meio ambiente e sua preservação não aparece nas atividades da escola somente neste momento.
Não o colocamos, ainda, como Projeto da Escola, mas temos desenvolvidos atividades relacionadas a este tema durante todo o primeiro semestre.
A utilização adequada da água, do papel, o porcionamento dos alimentos e reciclagem de lixo foram (e continuaram sendo) objetos de aprendizagem das crianças por meio de atividades em sala, no momento da alimentação, nas apresentações de show e peça teatral e na oficina com sucata que tivemos no primeiro semestre.



















Precisamos conscientizar as crianças e criar hábitos que no futuro possibilitem ao meio ambiente sobreviver a toda esta devastação e amenizar as consequências das ações destrutivas do homem que, até hoje, assolam o planeta.

carregar imagens

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

HIGIENE CONTRA AS DOENÇAS

A higiene é a arma mais eficaz na luta contra muitas doenças que circulam entre nós.
Devemos sempre, não apenas nesta época de gripe, cuidar da nossa higiene e ensinar às crianças como cuidar de si mesmas.
Aqui na escola, desde o ano passado, adotamos, no momento de higiene das crianças, sabonete líquido e toalha de papel em todos os ambientes de higienização. As professoras e a equipe de apoio da escola ensinam as crianças a fazerem a sua própria higiene, tendo em vista o desenvolvimento da sua autonomia e aprendizagem, orientando sobre a importância da higiene e, também, do não disperdício dos recursos da natureza.
Em casa é preciso que os pais, também trabalhem neste sentido, orientando e deixando as crianças fazerem por si mesmas.
Como toda aprendizagem,este é um processo lento que requer muita paciência e perseverança, mas o resultado vale a pena e tanto escola como família precisam caminhar juntos no mesmo sentido.
Contamos com a participação de todos e indicamos os vídeos abaixo que, numa linguagem simples para as crianças, podem ajudar neste trabalho:






animações e imagens

terça-feira, 18 de agosto de 2009

GRIPE INFLUENZA

Nestes tempos difícies em que a gripe tem circulado pelo mundo e contaminado milhares de pessoas, torna-se urgente que a informação circule na mesma velocidade que o vírus.
Portanto, postamos, abaixo, o vídeo do Ministério da Saúde. Ele é de curta duração, mas passa as informações essenciais sobre o assunto:


assinaturas personalizadas



segunda-feira, 17 de agosto de 2009

FELIZ RETORNO!!!

Hoje as crianças estão voltando do recesso prolongado e preparamos algumas surpresas para elas.
Todas as turmas estão ganhando brinquedos novos.
A sala do 1ºestágio está de cara nova. As mesas antigas foram trocadas por novas, mais bonitas e adequadas à faixa etária das crianças.










Foi realizada pintura artística nas paredes da entrada do prédio, corredores de acesso, refeitório e no chão da entrada.





















E os painéis de fotos das atividades realizadas no primeiro semestre já estão em exposição.

Esperamos que elas gostem e aproveitem bem o segundo semestre.


recadso para hoje

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

RETORNO ÀS AULAS

Atencao_12030.gif

Está confirmado o retorno às atividades no dia 17/08/2009.
É recomendação da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Educação que as crianças com suspeita ou diagnóstico de Gripe Suína permaneçam afastadas da escola para tratamento, a fim de evitar o contágio.
Portanto, é importante que todos os pais fiquem atentos aos sintomas da Gripe e a qualquer suspeita levem a criança a um posto de saúde para obter uma avaliação médica.

scraps para todas as ocasiões




segunda-feira, 10 de agosto de 2009

PROJETOS: ACOLHIMENTO

O Acolhimento é outro projeto da nossa escola, que vem sendo realizado desde 2007.
No início do ano, os pais são convidados a participarem das atividades junto com as crianças novas na escola, para se inteirarem do trabalho a ser desenvolvido com os seus filhos e para que a separação pais/filhos possa ser gradativa e menos dolorosa para as crianças.



Durante o ano, sempre que seja necessário, este convite é feito aos pais para que as crianças possam se sentir seguras no ambiente escolar.
Nossa preocupação é que a criança possa aproveitar o máximo possível os momentos de aprendizagem sem que isto venha causar conflitos emocionais durante o processo.
Este ano estamos trabalhando no sentido de melhorar o acolhimento diário, propondo atividades diferenciadas no horário de entrada das crianças, para que elas possam se sentir bem-vindas no ambiente escolar.





scraps montagens




quarta-feira, 5 de agosto de 2009

PROJETOS: SELF SERVICE

No ano passado, implementamos o projeto de Self Service no horário de alimentação das crianças. Cada uma das turmas faz duas refeições: lanche e almoço. Nas duas refeições as crianças se servem, estimulando sua autonomia, mas sempre com orientação dos educadores para que as escolhas possam ser feitas com base numa alimentação saudável. A implementação do projeto foi gradativa. Primeiro fizemos mudança no mobiliário do refeitório (trocamos todas as mesas e cadeiras) e nos utensílios para a refeição (pratos, canecas e cumbucas de vidro duralex; garfos, facas e colheres de inox). As professoras trabalharam com as crianças em sala de aula, ensinando a utilizar estes talheres, bem como desenvolveram atividades com o cardápio das refeições. Colocamos travessas, num balcão, para que as crianças pudessem se servir dos alimentos quentes e, nas mesas, foram colocadas as saladeiras. Também colocamos, nas mesas, toalhas, porta-guardanapos e porta-talheres. Tudo foi pensado e planejado para que a criança pudesse assumir uma postura autônoma durante o momento da refeição. A questão da socialização também esteve presente neste planejamento e na ação educativa, pois turmas diferentes têm oportunidade de dividir o mesmo espaço por um curto período de tempo. Este ano estamos introduzindo música no horário da alimentação para que o ambiente seja mais acolhedor e propício a um aprendizado mais saudável e agradável.

ANTES:









DEPOIS:







gifs e imagens